Студопедия
Главная страница | Контакты | Случайная страница

АвтомобилиАстрономияБиологияГеографияДом и садДругие языкиДругоеИнформатика
ИсторияКультураЛитератураЛогикаМатематикаМедицинаМеталлургияМеханика
ОбразованиеОхрана трудаПедагогикаПолитикаПравоПсихологияРелигияРиторика
СоциологияСпортСтроительствоТехнологияТуризмФизикаФилософияФинансы
ХимияЧерчениеЭкологияЭкономикаЭлектроника

CAP. CLXVII.

A utilidade das profecções e os seus efeitos.

Fazemos uso das profecções anuais para distinguir e conhecer as datas exatas, viz. os meses e dias


719 _____________________________ Profecções____________________________ 719

daquele ano em que se dá uma direção boa ou infeliz. Pois quando nos perguntam em que data, ou em que mês, ou perto de que dia surgirá o acontecimento de uma direção, recorremos às nossas figuras profeccionais, considerando o tipo de direção que se efetiva então, e se é boa ou má, quem é o significador e quem é o promissor; pois as profecções sozinhas, sem as direções, não têm muita validade, ou efetivam pouco; assim como as direções são menos poderosas e válidas, quando são contraditas pelas profecções e trânsitos de influência contrária.

Quando as direções têm um efeito mais forte - Considerar as profecções dos significadores e promissores, especialmente daqueles planetas cujas direções os aproximam dos corpos ou aspectos dos planetas bons ou maus, ou aos seus bons ou maus aspectos, no mesmo número de anos; e verificar cuidadosamente que tipo de progressões há nesse ano, como concordam com as direções, qual é o tipo dos aspectos e a natureza dos planetas aos quais as aplicações são feitas.

Observar se é uma direção auspiciosa ou feliz, e as profecções do significador e do promissor; especialmente daqueles que são dirigidos e que tocarão ou se aproximarão dos corpos dos planetas afortunados ou dos seus aspectos por trígono ou sextil, ou aquelas casas ou signos aos quais no radix eles projetavam os seus raios benevolentes; então os efeitos dessa boa direção serão especialmente manifestados nesse ano.

Da mesma forma, se radicalmente se tiver uma direção infeliz e, adicionalmente, as profecções anuais tanto dos significadores como dos promissores, especialmente daqueles que são dirigidos, chegam a pontos perniciosos da figura, ou àqueles signos em que se encontram as infortunas, ou aos signos da 6, 8, 12 ou 4, é então forte indicação de que o acontecimento da direção nefasta e infortuna se realizará nesse ano.

Quando as direções funcionam vagarosamente - Quando as profecções anuais não concordam com as direções desse ano, então os efeitos dessa direção serão mais remissos ou obscuros, ou serão diferidos para outro ano, quando uma profecção anual dos significadores e promissores, especialmente da qualidade e natureza do significado


720 _____________________________ Profecções____________________________ 720

pretendido concordarem. Quando têm mais força - Pois como já disse anteriormente, a força de uma direção pode continuar durante muitos anos, até o significador ser levado para outro promissor, mas a força da direção será maior no princípio, e diminuirá pouco a pouco depois, etc.

Mas voltando ao assunto, as profecções manifestam quais os anos que serão felizes e quais os infelizes, pelas profecções das cúspides principais das casas, viz. da primeira e da décima; pois geralmente observa-se que aqueles anos que caiem em sextil ou trígono ao horóscopo ou ao meio-do-céu, especialmente quando essas casas ou signos estavam radicalmente bem fortalecidos e afortunados, que esses são anos prósperos; aqueles que caiem em quadratura ou oposição a estas casas são infelizes, etc.

Que planeta é o regente do ano? - Mais uma vez, as profecções mostram quem é o regente ou governador do ano; e ele não é outro senão o regente do signo que ascende; assim, se ascende o princípio de um signo, então um planeta pode ser Dominus Anni ou senhor desse ano; mas se ascender o meio de um signo, então haverá dois regentes, viz. aquele planeta que rege os primeiros quinze graus ascendentes, e aquele que rege os quinze graus seguintes; note-se que não se pode esperar que a direção de qualquer significador numa figura profeccional tenha mais do que 30 graus, etc.

Deve-se julgar os efeitos e a força das profecções como se fez nas direções anteriores, considerando o que o significador significa por si só, e o que significa por acidente; e que o promissor dá a entender a causa do que é bom ou do que é nefasto, etc. Assim, a profecção do ascendente deve ser considerada para a vida, para a saúde, para o estado da mente e do corpo, para viagens, etc. O meio-do-céu para honras, posição, etc., e fazer assim com os outros pontos hylegíacos, como foi dito anteriormente.

Como determinar o mês e o dia de um acidente -O mês e o dia do mês em que qualquer significador chega ao corpo ou aspecto do promissor determina-se assim: subtrair a posição do significador, cuja profecção se pretende, da posição do promissor, somando 30º, se não for possível de outra forma; o que resta será a distância do promissor ao significador. Com esta distância, primeiro em graus, entrar na tábua subsequente e ela vos dirá o número de dias correspondentes aos vossos graus; se


721 _____________________________ Profecções____________________________ 721

houver minutos, deve-se entrar na segunda tábua, e em frente ao vosso número de minutos, ver-se-ão os dias correspondentes; quando se somarem ambos os números, deve-se entrar na tábua dos dias do ano, e ela vos dirá o mês e dia do mês em que o vosso significador profeccional chega ao corpo do promissor, ou à parte do zodíaco sobre que se pergunta; aqui estão as tábuas:


722 _____________________________ Profecções___________________________ 722

Uma tábua dos dias do ano, pela qual se pode ver com facilidade o dia do mês em que o significador e o promissor se encontram: criada para a natividade na página 500.

Para se criar uma tábua semelhante para qualquer natividade, é apenas necessário considerar o ano do nascimento, se é comum


723 _____________________________ Profecções____________________________ 723

ou bissexto, depois o dia do mês, e deixar que esse seja o primeiro dia do ano, e o dia seguinte o segundo, e assim por diante até que se tenham percorrido os doze meses, dando a cada mês o número de dias normalmente atribuído, tendo o cuidado de dar a Fevereiro 29 dias no ano bissexto.

O ascendente, meio-do-céu, Sol, Lua da figura profeccional para o 25º ano do nativo, dirigido segundo o método anterior, começando a 19 de Setembro 1640 -

Omito a figura visto ser a mesma do radix:

 

O ascendente desse ano é o mesmo do radix, Viz. 6º 37' de Capricórnio Arco de direção Dia Mês
Ao Antíscio de Júpiter 51'       Outubro
Trígono destro de Saturno 2'       Outubro
Termos de Júpiter 13º 0'       Dezembro
Termos de Marte 20º 0'       Fevereiro
Termos de Saturno 26º 0'       Abril
Contrantíscio da Lua 28º 16'       Junho
Aquário            
Termos de Saturno 0'       Junho
Oposição a Marte 54'       Julho
Trígono destro à Lua 44'       Julho
Trígono sinistro a Mercúrio 34'       Agosto

Do Antíscio de Júpiter, como Promissor, a 8º 5' de Capricórnio
Subtraio o ascendente, viz. 6º 37'

Diferença = 1º 28'

Entro com um grau na primeira tábua e dá-me: 12 dias 4 horas 12 minutos

Entro na segunda tábua dos minutos com 28

E esta dá-me como valor correspondente 5 dias 16 horas 22 minutos

Somados os dois = 17 dias 20 horas 34 minutos

Perfazem dezessete dias, vinte horas e trinta e quatro minutos; descarto os minutos e como vinte horas são quase um dia, considero-as um dia e somo-o aos dezessete; então o número de dias são dezoito, que procuro na tábua dos anos e encontro debaixo do mês de Outubro 18, e


714 _____________________________ Profecções___________________________ 724

do lado esquerdo em frente, na primeira coluna encontro 6; concluo então que o ascendente chega ao antíscio de Júpiter no sexto dia de Outubro; e esse era um dia oportuno para que o nativo realizasse qualquer negócio.

O promissor seguinte é o trígono destro a Saturno a 9º 2' de Capricórnio
O ascendente, sendo o significador, está a 6º 37'

A diferença é = 2º 25'

Entro na tábua com dois graus e em frente está 24 dias 8 hrs 23 min

Com 25' entro na tábua seguinte e em frente está 05 1 45

A soma é = 29 10 8

Somados perfazem vinte e nove dias, dez horas e oito minutos.

Entro na tábua dos dias do ano e encontro o número vinte e nove debaixo do mês de Outubro e em frente a ele do lado esquerdo encontro dezessete; então concluo que o ascendente chega ao trígono destro a Saturno no dia dezessete de Outubro, um bom dia para visitar pessoas idosas, ou para cobrar dinheiro, pois Saturno é regente da segunda.

Termos de Júpiter 13º 00' de Capricórnio

Ascendente 6º 37'

= 6º 23'

dias horas minutos

Seis graus correspondem a 73 1 10

37 minutos correspondem a 07 12 11

= 80 13 21

Encontro o meu número 80 debaixo do mês de Dezembro, e do lado esquerdo em frente, na primeira coluna, sete; digo então que o ascendente chega aos termos de Júpiter no dia sete de Dezembro, etc. Pelo mesmo método se podem calcular os outros três pontos hylegíacos, como se segue.


725 _____________________________ Profecções____________________________ 725


726 _____________________________ Profecções____________________________ 726




Дата добавления: 2015-09-11; просмотров: 154 | Поможем написать вашу работу | Нарушение авторских прав

O Sol aos termos de Marte. | O Sol ao corpo da Lua. | CAP. CLXIII. | A Lua ao corpo de Saturno. | Aos termos de Saturno. | A Lua ao corpo de Marte. | A Lua ao corpo do Sol. | Especialmente dirigida para se avaliar o estado | CAP. CLXVI. | A segunda medida de tempo. |


lektsii.net - Лекции.Нет - 2014-2025 год. (0.166 сек.) Все материалы представленные на сайте исключительно с целью ознакомления читателями и не преследуют коммерческих целей или нарушение авторских прав