Студопедия  
Главная страница | Контакты | Случайная страница

АвтомобилиАстрономияБиологияГеографияДом и садДругие языкиДругоеИнформатика
ИсторияКультураЛитератураЛогикаМатематикаМедицинаМеталлургияМеханика
ОбразованиеОхрана трудаПедагогикаПолитикаПравоПсихологияРелигияРиторика
СоциологияСпортСтроительствоТехнологияТуризмФизикаФилософияФинансы
ХимияЧерчениеЭкологияЭкономикаЭлектроника

CAP. CVIII.

A qualidade dos comportamentos, cujas características se podem discernir a partir de cada planeta.

Saturno como significador dos modos:

Forte e bem aspectado, torna as pessoas graves, com uma certa austeridade, avisadas, de pensamentos profundos, taciturnas, solitárias, laboriosas, pacientes, conservadoras de riquezas, frugais e econômicas, estudiosas para seu próprio proveito, zelosas, desconfiadas.

Fraco e mal colocado, mostra homens de espíritos abjetos, mal dispostos, de fraca auto-estima, descontentes, negligentes, temerosos, amantes da solidão, tristes, invejosos, teimosos, desconfiados, mentirosos, malignos, tipos grosseiros.


540 ________________________ Uma Introdução às Natividades 540

Júpiter como significador dos modos:

Bem dignificado e colocado, denota homens honestos, religiosos, justos, liberais, magnânimos, governadores, homens eminentes, responsáveis por assuntos importantes, sóbrios, graves com uma espécie de moderação, prudentes, vivendo de forma virtuosa e ordeira.

Quando está mal dignificado ou mal colocado, são amantes de si próprios, de uma franqueza inocente; evidencia modos muito parecidos com os descritos anteriormente, mas mais obscuros e imperfeitos, uma mente desdenhosa e trocista, orgulhosa, supersticiosa, medrosa, dissimulada, uma espécie de candura vaidosa, negligente, pródiga.

Marte como significador dos modos:

Quando está potente e afortunado, torna os homens generosos, cheios de coragem, irascíveis, ferozes e violentos, com aptidões manuais, abertos na sua forma de falar, com uma espécie de temeridade; não temendo quaisquer danos físicos, aptos para governar, gabarolas, desejosos de vingança, impacientes com a servidão ou ao serem alvo de injúrias ou afrontas.

Quando está imbecil e cadente, ou desafortunado por outro motivo, proclama homens cruéis, conflituosos e tirânicos, precipitados e teimosos, sanguinários, despudorados, suntuosos, gabarolas, ímpios, injustos, responsáveis pelo derramamento de sangue, descarados na provocação mas temerosos quando se passa à ação, ladrões, autores de discórdias, tumultos, sedições, etc.


541 ________________________ Uma Introdução às Natividades 541

Vênus como significadora dos modos:

Bem constituída na figura e essencialmente forte, indica homens ou pessoas agradáveis, alegres e aprazíveis, corretas no seu vestuário, boas, generosas, misericordiosas, com propensão para o prazer, dadas ao asseio e a tirar prazer dos jogos e passatempos, sutis, elegantes, poéticas.

Mal colocada e peregrina, demonstra homens temerosos, dados a mulheres, covardes, homens sem coragem, preguiçosos, grandes cortejadores de senhoras ou mulheres, lascivos, sem respeito pela sua reputação ou estima, zelosos dos assuntos de mulheres, infames, etc.

Mercúrio como significador dos modos:

Bem disposto nos céus e nas suas dignidades, indica homens de raciocínio admiravelmente penetrante, extremamente estudiosos e capazes de aprender, cheios de artimanhas e astúcias, eruditos, prudentes, prognosticando bem ou dando bom conselho, fazendo todas as coisas com agilidade e desenvoltura. Poetas, geômetras, matemáticos, astrólogos, eloquentes, aprendizes de qualquer arte, com boa postura.

Desafortunado por posição, fraco e aflito, prediz pessoas inconstantes, maliciosas, turbulentas, invejosas, pérfidas, mentirosas, de propósito se Mercúrio estiver com o Nó Sul, ou em quadratura ou oposição à Lua ou a Marte, e em signos de ar, dissimuladas, inventando histórias e maquinações destrutivas, infames, metendo-se com toda a gente e com todos os assuntos, pessoas estúpidas, tontas, patetas alegres, fanfarronas, inúteis, etc.

A partir destes planetas e da sua interação uns com os outros, deduzem-se os julgamentos principais dos modos; a localização


542 ________________________ Uma Introdução às Natividades 542

dos luminares ajuda as suas qualidades; assim, a Lua crescente com o principal significador do comportamento faz com que os modos do nativo se manifestem, ou faz com que o nativo os descubra mais cedo, mas quando está em conjunção ou obscurecida, viz. combusta ou sob os raios do Sol, os modos não são tão evidentes; na sua máxima latitude setentrional ou meridional, ela declara uma variedade de modos. Se o Sol for o principal significador do comportamento e estiver forte, provoca uma certa gravidade de modos, associada a um certo ar agradável e correto; mas se o Sol estiver fraco, os modos são menos graciosos e mostram-se pobres, sem graça ou encanto.

Contudo, é geralmente observado que é mais importante considerar os dispositores dos luminares do que eles próprios, etc. Mostrar-vos-ei por um ou dois exemplos, como integrar os vossos julgamentos quando o significador do comportamento está ligado a outro planeta.

Se Saturno for o significador do comportamento e Júpiter estiver ligado a ele por corpo ou aspecto, então Júpiter qualifica a má natureza de Saturno e portanto não se deve julgar que os modos são saturninos, mas que são muito influenciados por Júpiter; e o nativo será um homem muito prudente e sensato, tranquilo, um homem de grande discernimento e juízo, erudito; isto entenda-se quando Júpiter é bastante forte.

Suponhamos que Marte esteja associado a Saturno, e imaginemos que está bem fortificado; denota que o nativo começará muitas coisas mas raramente as concluirá; pois o que o calor de Marte desperta, o frio de Saturno destruirá de novo; o nativo geralmente demonstra ser um fanfarrão, turbulento, sedicioso (assustadoramente atrevido), implacável, desdenhando os outros homens, são gabarolas arrogantes e pomposos, tirânicos, desumanos, dados a todo o tipo de vilanias, dissimulados face a Deus e aos homens.

Se a Saturno estiver associado o gentil planeta Vênus, e estiver bem fortificado, revela um homem pouco dado a mulheres, não ambicioso, nem apreciando coisas ou pessoas agradáveis, gostando da companhia de homens idosos, é austero, invejoso, fixo nas suas opiniões, desejoso de conhecer os mistérios da natureza, cauteloso, desconfiado quanto aos assuntos de mulheres. Se estiver mal ligado a Vênus, denota um tipo obsceno, metediço e


543 ________________________ Uma Introdução às Natividades 543

desejoso de o fazer com qualquer mulher, familiar ou outra, irrefletido, uma pessoa meramente profana.

Se Mercúrio estiver em aspecto com Saturno quando for significador do comportamento, e estiver bem colocado nos céus, o nativo prova ser uma pessoa de entendimento curioso, insaciável de ciência e conhecimento, alguém que descobrirá qualquer mistério; denota pessoas aptas para a medicina, admiráveis arquitetos, sofistas, grandes argumentadores, falaciosos, prudentes, de mente penetrante, industriosos, etc. Quem desejar maior satisfação quanto às interações dos planetas deve ler Pontanus, de rebus Coelestibus, lib. 6.

Observar contudo esta regra geral, que os piores modos resultam das infortunas quando estão ligadas uma à outra, ou com Mercúrio na casa sete, oito ou nove.




Дата добавления: 2015-09-11; просмотров: 41 | Поможем написать вашу работу | Нарушение авторских прав

Casa Doze_______________________ 473 | CAP. XCVII. | Um exemplo. | LONDRES, IMPRESSO POR THO. BRUDENELL, PARA JOHN PARTRIDGE E HUMPHREY BLUNDEN, 1647. | Várias maneiras de retificar as natividades. | CAP. XCIX. | NATIVIDADE | REGIOMONTANUS. | CAP. CIII. | Ou Apheta; e do planeta assassino ou interferente. |


lektsii.net - Лекции.Нет - 2014-2024 год. (0.008 сек.) Все материалы представленные на сайте исключительно с целью ознакомления читателями и не преследуют коммерческих целей или нарушение авторских прав