|
Do número de mulheres.
Se todos os significadores do casamento estiverem em signos de água, a que geralmente chamamos frutíferos, na maioria das vezes denotam muitas mulheres, ou mais do que uma; o contrário, se colocados em Virgem, Leão ou Gêmeos.
591 __________________ Uma Introdução às Natividades – 7ª Casa 591
Entre todos os significadores, a Lua e Vênus, como são detentoras de maior poder no casamento dos homens, dão o testemunho mais evidente; de forma que normalmente a Lua na sete, em qualquer signo, dá mais do que uma mulher, a não ser que esteja extremamente afligida por Saturno ou pelo Sol. Devo confessar que nunca vi que o nativo deixasse de ter pluralidade de amigas (aliás, uma concubina ou duas) quando a Lua estava na sete, mas nem sempre duas mulheres, exceto se ela estivesse muito potente, pois então afirmava efetivamente mais do que uma mulher, etc.
A Lua ligada a apenas um planeta, por aspecto platick ou partil, denota apenas uma mulher; onde, observe-se, quando ela está assim ligada a um único planeta, e está mais forte do que esse planeta com quem está em aspecto, o homem sobrevive à sua mulher; mas se o planeta a quem a Lua está ligada é mais poderoso do que a Lua, o marido morre antes da mulher.
Se a Lua não estiver fisicamente ligada a nenhum planeta, considerar quantos planetas, diretos e livres de combustão e que não estejam na sua queda ou detrimento, lhe fazem aspecto partil, mas de forma que a Lua se aplique a eles, e não eles a ela (o Sol aqui não é de considerar), pois deles se pode conjecturar o número de mulheres; deve-se considerar a qualidade dos signos em que se encontram os planetas que aspectam a Lua, pois os signos frutíferos dobram o número. A regra de Ptolomeu é esta: a Lua num signo de um só corpo e aplicando-se a um planeta, denota uma mulher; num signo bicorpóreo e aplicando-se a muitos planetas, muitas mulheres ou mais do que um casamento.
Se não se der nada do que foi mencionado, considerar quantos planetas estão diretos e livres de combustão, ou se os raios do Sol estão localizados entre o meio-do-céu e Vênus, progredindo do meio-do-céu para o ascendente, e será esse o número de mulheres que o nativo terá.
Se os planetas assim colocados entre o meio-do-céu e Vênus sofrerem de retrogradação ou combustão, mas estiverem contudo nas suas dignidades essenciais, viz. em domicílio ou exaltação, ou em recepção mútua com tais dignidades, então pode-se contar com esses planetas no número de significadores da mulher ou mulheres.
Quando estas regras não se verificarem, ou não se puder fazer uso delas,
592 __________________ Uma Introdução às Natividades – 7ª Casa 592
observar quantos planetas fazem aspecto partil ao regente da sete, se estão retrógrados ou combustos, e daí coligir o número de mulheres.
A regra melhor provada que eu descobri até agora por experiência é esta: considerar quantos planetas existem no signo em que se encontra a Lua, estando ela a aplicar-se e não a separar-se, e é esse o número de mulheres que o nativo pode esperar; se não houver tal presença física, observar quantos planetas, tendo dignidades no signo em que ela se encontra, lhe fazem aspecto partil, e esse é o número de mulheres de que se pode ter esperança, etc.
Observar esta regra geral acerca das mulheres: se os significadores estiverem fracos, indicam preferencialmente namoradas e jovens, ou aquelas que ele pode cortejar mais do que casar propriamente; mais uma vez, se a Lua se aplicar a um planeta num signo mutável, indica duas mulheres. Se ela estiver num signo frutífero e se aplicar a um planeta num signo frutífero ou bicorpóreo, indica três mulheres; se, juntamente com este aforismo, o signo da sete for prolífico e o regente da sete estiver num signo mutável e frutífero, então não há dúvida que o nativo terá três mulheres.
Дата добавления: 2015-09-11; просмотров: 85 | Поможем написать вашу работу | Нарушение авторских прав |