Студопедия
Главная страница | Контакты | Случайная страница

АвтомобилиАстрономияБиологияГеографияДом и садДругие языкиДругоеИнформатика
ИсторияКультураЛитератураЛогикаМатематикаМедицинаМеталлургияМеханика
ОбразованиеОхрана трудаПедагогикаПолитикаПравоПсихологияРелигияРиторика
СоциологияСпортСтроительствоТехнологияТуризмФизикаФилософияФинансы
ХимияЧерчениеЭкологияЭкономикаЭлектроника

CAP. CXVII.

Se o patrimônio do nativo terá continuidade,

ou perdurará.

Este julgamento deduz-se a partir do principal significador dos bens, que é sempre aquele planeta que está colocado na segunda, se estiver essencialmente dignificado; se este planeta for benevolente, poderoso e, como disse, essencialmente qualificado em dignidades, a sua riqueza pode ter continuidade e perdurar sem qualquer perturbação, durante toda a sua vida.

Se esse planeta for fraco, as suas riquezas perdurarão, mas com grandes percalços, de forma que terá muita dificuldade em as conseguir e igual trabalho em as preservar; muitas serão as vezes em que terá uma boa fortuna e em que, de repente, perderá um montante equivalente.

Se uma infortuna estiver na segunda, considerar se está forte ou fraca; se estiver potente, o patrimônio perdurará, mas com


563 __________________ Uma Introdução às Natividades – 2ª Casa 563

dificuldade; contudo, estará mais sujeito a perder do que a guardar; se tiver azar, a sua fortuna não terá continuidade, sendo antes desfeita e ficando reduzida a nada. Quando os planetas estão apenas moderadamente fortificados, elaborar o vosso julgamento em concordância.

Se muitos planetas estiverem na segunda casa, aquele planeta que estiver mais poderoso é o que deve ser preferido, e é de acordo com a sua natureza que se deve julgar.

Se nenhum planeta estiver na segunda, o que acontece muitas vezes, preferir o planeta que é regente da segunda casa, e o dispositor da Parte da Fortuna, e a partir daí avaliar a riqueza ou a pobreza do nativo.

Se se quiser determinar a data, viz. Em que período da sua vida, ou quando é que o nativo pode esperar a riqueza ou os bens da fortuna? esta será melhor determinada pelos significadores e pela Parte da Fortuna dirigidos aos promissores benéficos, ao sextil, trígono ou conjunção com o regente da segunda, ou dispositor da Parte da Fortuna, ou planeta na segunda, e os seus vários aspectos. Contudo, se alguém desejar saber de uma forma geral, deve considerar em que quadrante do céu se encontram os mencionados significadores de riqueza, e especialmente aquele que estiver mais fortificado; pois se ele ou eles, ou a maior parte deles estiverem colocados entre o ascendente e a décima casa, então o nativo terá um patrimônio ou aumento de riqueza na sua juventude. Se estiverem colocados na nove, oito ou sete, quando for homem, ou naqueles anos em que será adulto, ou dos vinte aos trinta e cinco ou quarenta. Se estiverem na seis, cinco ou quatro, então mais perto da velhice, ou depois dos quarenta e antes dos cinquenta e cinco. Se estiverem na terceira, segunda ou primeira, então perto do final dos seus dias. Neste julgamento, deve-se considerar bem se o nativo tem probabilidades de viver muitos ou poucos anos, e dividir esse tempo em conformidade, e assim apontar a data do seu acesso à riqueza.

Se os significadores estão orientais do Sol, indicam rapidez e uma data anterior; ocidentais do Sol, mais perto da velhice; os planetas retrógrados significam a mesma coisa, viz. atrasam; os planetas diretos e rápidos de movimento apressam a data. Se as direções concordarem com o tempo determinado, tornar-se-á mais certo o julgamento emitido, e poder-se-á estar mais confiante.

Saturno, Marte ou o Sol são nefastos, se colocados na segunda; e é muito mau


564 __________________ Uma Introdução às Natividades – 3ª Casa 564

quando se encontra o regente da segunda combusto, e a Parte da Fortuna desafortunada, pois geralmente denota confiscação de patrimônio, desterro, etc. Quando os luminares se aplicam a planetas nos ângulos, o nativo mantém o patrimônio que lhe foi deixado pelos seus ancestrais; mas se eles se aplicam a planetas em casas cadentes, ele diminui a sua herança paterna; Oculus Tauri, Cor Scorpio, Caput Medusae com a Parte da Fortuna, ou ligados ao seu regente, exprimem perda de riqueza, e ameaçam pobreza. Aquele que tiver patrimônio designado por Saturno, será avarento; mas quando o Sol ou a Lua tiverem significação, então não o serão. Se qualquer das infortunas aspectar o significador dos bens, e ambos estiverem retrógrados, cadentes, peregrinos, em signos de natureza contrária, o nativo será perpetuamente pobre.




Дата добавления: 2015-09-11; просмотров: 87 | Поможем написать вашу работу | Нарушение авторских прав

CAP. CIII. | Ou Apheta; e do planeta assassino ou interferente. | CAP. CVII. | CAP. CVIII. | CAP. CIX. | Natureza dos signos; a cor do rosto e do cabelo. | CAP. CXIII. | A SEGUNDA CASA DA RIQUEZA, OU DOS BENS DA FORTUNA. | A natureza dos significadores distingue-se entre assuntos e pessoas. | Casa Doze. |


lektsii.net - Лекции.Нет - 2014-2025 год. (0.007 сек.) Все материалы представленные на сайте исключительно с целью ознакомления читателями и не преследуют коммерческих целей или нарушение авторских прав