|
Quanto tempo durarão os efeitos de uma direção.
Sou frequentemente forçado a mencionar a raiz da natividade, mas seria mais apropriado dizer o radix, pois o nosso idioma não exprime bem o sentido das palavras.
A intensidade e a importância dos efeitos de cada direção é deduzida da força ou debilidade tanto do significador como do promissor na raiz da natividade, pois quando ambos estão nas suas dignidades essenciais e angulares, os efeitos das suas direções serão evidentes e manifestos, e realizarão inteiramente o prometido; assim, se o Sol fosse dirigido a um sextil da Lua, estando ambos nas suas dignidades essenciais, não haveria dúvida que com essa direção o nativo alcançaria uma felicidade admirável, na data em que o significador e o promissor se encontrassem.
Se um deles estiver forte e o outro fraco, os efeitos serão médios; e deve-se observar se é o significador ou o promissor quem está melhor dignificado; se o significador estiver mais forte, os efeitos da felicidade acontecerão sem que haja uma grande ou importante razão a causá-los; mas se o promissor estiver mais fortificado, a felicidade aparecerá realmente, mas de acordo com a magnitude da causa que originou essa felicidade.
655 _____________________________ Direções______________________________ 655
Quando ambos estão fracos no radix, os efeitos da direção serão equivalentes, e a circunstância da felicidade prometida será igualmente pobre; quanto mais fracos estiverem o significador e o promissor, tanto menos evidentes serão os acontecimentos e as causas que lhes dão origem.
Se ambos estiverem totalmente fracos e desafortunados, os efeitos da direção podem não chegar a nada, aparecendo apenas uma sombra mas nada se efetivando.
Deve-se também observar que se as infortunas, sendo promissoras em quaisquer direções, produzem uma infelicidade ou quaisquer tristes acontecimentos, os males também serão mais toleráveis e trarão menos desgraça, se no radix estiverem fortes, ou colocados nas suas próprias casas, pois elas não danificam as suas próprias casas nem abdicam das suas próprias significações, e costumam fazer menos mal quando estão bem afetadas do que ao contrário.
Por vezes sucede que no mesmo ano do nativo há boas e más direções de significados diferentes, de forma que o astrólogo pode ter dúvidas sobre o que fazer nesse caso; contudo, em minha opinião não deve haver aí qualquer ambiguidade, pois ambas as direções podem exercer os seus efeitos no mesmo ano sem perturbação mútua uma da outra, a não ser que haja uma certa concordância ou conformidade entre elas; como entre a Lua e o horóscopo, em que ambos significam a saúde física; pois admitamos que o ascendente, no mesmo ano, chega à quadratura de Marte num signo de fogo, indicando assim que o nativo terá uma violenta febre, etc; vamos supor que a Lua, no mesmo ano, se encontra com um sextil ou trígono à Vênus num signo de água; a pergunta é: que julgamento deverá ser dado neste caso? viz. se o nativo ficará doente ou se escapará? Neste caso, a maneira mais segura é ver com qual dos dois concorda a figura profeccional ou a revolução; pois se ambos, ou um deles, concordar com a significação nefasta de Marte, o nativo ficará doente; mas se a concordância da profecção ou da revolução for com Vênus, então o nativo escapará ileso, ou será pouco sensível à malignidade da doença; se não se ficar satisfeito por este julgamento, observar qual dos promissores estava mais forte no radix, e atribuir-lhe a proeminência
656 _____________________________ Direções______________________________ 656
e dizer que os efeitos destas duas direções farão parte da sua influência.
Дата добавления: 2015-09-11; просмотров: 92 | Поможем написать вашу работу | Нарушение авторских прав |