|
Como levantar uma figura do céu pelas efemérides e pela tábua de casas mencionadas.
Em primeiro lugar deve-se desenhar a figura assim; e saber que os doze espaços vazios são por nós chamados as doze casas do céu; o quadrado no meio é para escrever o dia, ano e hora do dia em que levantamos a figura; a primeira casa começa sempre na linha em que se vê o número 1, a segunda casa onde se vê o número 2, a terceira casa onde se vê o número 3, a quarta casa começa onde se encontra o número 4, a quinta casa onde se vê o número 5, a sexta casa onde se vê o número 6, a sétima casa onde se encontra o número 7, a oitava casa onde se encontra o número 8, a nona casa onde se encontra o número 9, a décima casa onde se encontra o número 10, a décima primeira onde se encontra o número 11, a décima segunda casa onde se encontra o número 12; o espaço contido entre o número um e o número dois, é da primeira casa, e daquele planeta que se encontrar nesse espaço, dir-se-á que está na primeira casa; contudo, se ele estiver a cinco graus da cúspide de qualquer casa, a sua virtude será atribuída à casa de cuja cúspide ele está mais perto, etc., mas sobre isto falarei mais tarde. A cúspide ou entrada de qualquer casa, ou onde ela começa, é sobre a linha onde se vêem os números colocados; sobre essa linha deve-se sempre colocar o signo e o grau do zodíaco, tal como se encontra na tábua de casas; assim, se
34________________________Uma Introdução à Astrologia________________________34
se encontrar 10 graus de Áries para a décima casa, deve-se colocar o número 10 e o signo de Áries sobre a linha da décima casa, e aquele mesmo décimo grau será a cúspide ou começo daquela casa, e assim com o resto.
Ao levantar uma figura, para uma pergunta ou para uma natividade, devem-se considerar estas três coisas:
Primeiro, o ano, mês, dia da semana, hora ou parte da hora desse dia.
Segundo, observar nas efemérides desse ano e dia a exata posição do Sol no signo, grau e minuto ao meio-dia.
Terceiro, quais as horas e minutos que na tábua das casas correspondem ou se apresentam do lado esquerdo contra o grau do signo em que o Sol se encontra no dia da pergunta; pois somando a hora do dia, e as horas e minutos correspondentes à posição do Sol, a figura está feita e o signo em que se encontra o Sol deve sempre ser procurado naquela grande coluna debaixo do título da décima casa, onde se encontram o Sol e o signo juntos; assim, em qualquer dia do ano em que levante a minha figura, se o Sol estiver em Áries, então serve a primeira grande página ou lado, pois é lá que se encontra o Sol em Áries; se o Sol estiver em Touro, então serve a segunda página, e assim por diante; e tal como na linha de cima se encontra o Sol em Áries, Touro, Gêmeos, etc., também debaixo destes símbolos, e sob a décima casa se vê 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, e assim por diante até aos 30 graus; de forma que esteja o Sol no grau em que estiver, está ao grau exato na segunda coluna menor, debaixo do título da décima casa; se quaisquer minutos se somarem à posição do Sol, como sempre acontece, e esses minutos excederem os trinta, tomar as horas e minutos correspondentes ao grau maior seguinte em que se encontra o Sol; se são menos de trinta os minutos que pertencem ao Sol, tomar o mesmo em que se encontra, pois saiba-se que não causa qualquer erro numa pergunta horária.
Exemplo pela figura seguinte - Eu quero levantar uma figura do céu para o dia seis de Janeiro, terça-feira, 1646, à uma hora e trinta minutos da tarde, ou P. M., ou seja, post meridiem. Primeiro, procuro nas efemérides, em frente ao dia seis de Janeiro, a exata posição do Sol e encontro-a a 26º 39' de Capricórnio; depois procuro na tábua de casas até encontrar o Sol em Capricórnio, o que acontece na décima grande página e, debaixo do número 10, que significa a décima casa, encontro
35________________________Uma Introdução à Astrologia________________________35
Capricórnio; entro com o grau do Sol que começa a 26º 39'; procuro 27º e do lado esquerdo em frente encontro 19h 56m; no cabeçalho da tábua acima H. M. significam Horas e Minutos. Somo estas horas e minutos, viz. 19:56, à hora do dia na minha pergunta, viz. 1:30 (e assim devo fazer em todas as perguntas, somar ambos os números, e se eles perfazem mais do que 24 horas, devo descartar 24 horas e entrar na tábua das casas, sob o título de hora depois do meio-dia, procurando o resto, ou o número mais próximo, e do lado direito em frente, sob as várias colunas, ter-se-ão as cúspides da décima, décima primeira, décima segunda, primeira, segunda, terceira, quarta casas); mas voltando ao meu propósito anterior: somo 19:56 a 1:30 e resultam 21 horas e 26 minutos; procuro esse número naquela coluna intitulada Hora depois do meio-dia, ou Horas e Minutos, e esse número encontro-o precisamente na décima primeira grande página, debaixo do Sol em Aquário; e em frente a 21:26 do lado direito, debaixo da coluna da décima casa, encontro 19, e acima o signo de Aquário, de forma que coloco 19 graus de Aquário sobre a cúspide da décima casa.
Casa onze - Na terceira coluna, em frente a 21:26 encontro 17:6, e acima o signo de Peixes; sobre Peixes o número 11, o que indica 17 graus e 6 minutos de Peixes para a cúspide da casa onze.
Casa doze - Na quarta coluna encontra-se em frente ao número anterior 11:37, sobre ele o símbolo de Touro, na parte superior 12, o que nos diz que 11º 37' de Touro devem ser colocados na cúspide da casa doze.
36________________________Uma Introdução à Astrologia________________________36
Primeira casa - Na quinta coluna em frente ao número anterior, tem-se 25:31; acima Gêmeos, sobre Gêmeos, I Casa, e diz-nos que coloquemos 25 graus e 31 minutos de Gêmeos sobre a linha ou cúspide da primeira casa.
Segunda casa - Na sexta coluna encontra-se 17:10, acima Câncer, 2 Casa, o que nos diz que os 17 graus e 10 minutos do signo de Câncer devem ser colocados na cúspide ou linha da segunda casa.
Terceira casa - Na sétima pequena coluna em frente ao número anterior temos 2:22, acima o signo de Leão, e na linha superior 3 Casa; de forma que nos é dito que coloquemos 2 graus e 22 minutos de Leão sobre a cúspide da terceira casa.
Tendo já concluído a décima, décima primeira, décima segunda, primeira, segunda e terceira casas, vou-vos ensinar como realizar o resto.
Para se perceber isto deve-se saber que os primeiros seis signos do zodíaco estão opostos aos seis últimos, como vos disse anteriormente.
Áries Touro Gêmeos Câncer Leão Virgem
Libra Escorpião Sagitário Capricórnio Aquário Peixes
Áries está oposto a Libra, e Libra a Áries; Touro a Escorpião, e Escorpião a Touro, e assim por diante.
As doze casas estão também opostas umas às outras, desta forma:
10 11 12 1 2 3
4 5 6 7 8 9
De forma que a décima casa está oposta à quarta, a quarta à décima; a décima primeira à quinta e a quinta à décima primeira, e assim acontece com o resto conforme se encontram colocadas. O uso que se deve fazer disto é o seguinte, que se na cúspide da décima casa se encontra o signo de Áries, então deve-se colocar na cúspide da quarta casa o signo de Libra; e vendo qual o grau e minuto do signo da décima casa, dever-se-á colocar o mesmo grau e minuto do signo oposto na cúspide da quarta casa, e assim com todos os outros signos e cúspides de casas; e isto é geral, e sempre verdadeiro; sem se observar esta regra não se pode levantar a figura corretamente.
Na nossa figura acima vê-se 19º de Aquário na cúspide da décima
37________________________Uma Introdução à Astrologia________________________37
casa, Leão está oposto a Aquário, e a quarta casa à décima; então coloco 19 graus de Leão sobre a cúspide daquela casa.
Sobre a linha ou cúspide da casa onze, vê-se Peixes 17º 6'; Virgem é o signo oposto a Peixes, e a quinta casa à décima primeira; então coloco 17 graus e 6 minutos de Virgem sobre a cúspide da quinta casa.
A cúspide da casa doze é 11º 37' de Touro; vejo que Escorpião está oposto a Touro, e a sexta casa à décima segunda; portanto, ponho os 11 graus e 37 minutos de Escorpião sobre a cúspide da sexta casa.
Faço o mesmo no resto das casas, e deste modo levantei as doze casas, e coloquei os vários signos do zodíaco nas cúspides correspondentes.
Tendo terminado as doze casas pelo método anterior, deve-se agora aprender como colocar os planetas nelas, o que deve ser feito verificando nas efemérides o lugar exato do planeta no signo e grau ao meio-dia do dia da figura, e na casa em que se encontrar o signo em que se encontra o planeta, é lá que coloca o planeta, dentro da casa se o planeta tiver mais graus do que a cúspide da casa; fora da casa se os seus graus são menos do que os da cúspide da casa.
Em frente ao dia seis de Janeiro mencionado, encontro Saturno a 27º 58' de Áries; procuro Áries na figura mas não o encontro; encontro Peixes na cúspide da onze e Touro na cúspide da doze; concluo que o signo de Áries está interceptado, pois é assim que dizemos quando um signo não está sobre qualquer das cúspides das casas, estando antes incluído entre uma casa e outra; portanto coloco Saturno na Casa 11, como se pode ver.
Seguidamente, vejo que a posição de Júpiter é 27º 45' de Gêmeos. Vejo que 25º 31' de Gêmeos é a cúspide da primeira casa e, como os graus correspondentes a Júpiter são superiores aos da cúspide, coloco Júpiter dentro da casa. E como ele está retrógrado, coloco a letra R, para melhor informar o meu julgamento.
Na quinta coluna das efemérides vejo que Marte a seis de Janeiro está a 13º 55' de Capricórnio, signo este que é a cúspide da oitava casa. Portanto coloco Marte tão perto da cúspide
38________________________ Uma Introdução à Astrologia 38
quanto possível, mas como os seus graus no signo são menos do que os da cúspide da casa, coloco-o fora da casa.
Vejo que o Sol, no dia seis de Janeiro, está a 26º 39' de Capricórnio, e coloco-o para lá da cúspide da oitava casa, porque os graus do Sol em Capricórnio são superiores aos da cúspide da casa.
Na mesma linha, e em frente ao dia seis de Janeiro, vejo que Vênus está a 10º 53' de Peixes.
Encontro o signo de Peixes sobre a cúspide da casa onze, e assim coloco Vênus na décima casa, perto da cúspide da casa onze, mas não dentro da casa, porque os graus do signo em que ela se encontra não são equivalentes aos graus da cúspide da casa onze, mas sim inferiores a eles.
Na oitava coluna vejo debaixo do símbolo de Mercúrio 13º 18' e acima Aquário. Portanto coloco Mercúrio perto da cúspide da casa dez, mas não dentro dela, pois vê-se que ele está mais perto em graus da cúspide da casa dez do que da nove; pois quanto mais perto ele estiver em graus da cúspide de qualquer casa, tendo o mesmo signo, tanto mais perto deve ser colocado da cúspide dessa casa.
Na nona coluna, debaixo da coluna da Lua vejo em frente ao dia seis de Janeiro 20:54 e sobre os números Capricórnio; portanto coloco a Lua muito perto do Sol na oitava casa, e entre a cúspide da casa e o Sol, pois pode-se ver que a Lua não tem tantos graus que a possam colocar para lá do Sol; nem tem tão poucos que a coloquem fora da casa oito. Em seguida ensinarei como reduzir o movimento da Lua e dos outros planetas a qualquer hora do dia.
Na décima coluna vejo, em frente ao mencionado dia, 11:10 e contra eles Leão e Nó Norte; assim sabe-se que o Nó Norte está a 11 graus e 10 minutos de Leão, e coloco-o no meio da terceira casa, porque dez graus estão quase tão perto da cúspide da terceira casa como da quarta; como o Nó Sul está sempre no signo e grau opostos ao Nó Norte, coloco-o na nona casa, a 11 graus e 10 minutos de Aquário; estando isto feito, devo verificar de que modo a Lua se separa e se aplica nesse dia; vejo no dia seis de Janeiro, na página do lado direito do livro, que a Lua se separou recentemente de uma conjunção a Marte e agora se aplica a uma conjunção ao Sol às 11:48, ou seja, às onze horas e 48 minutos da noite, depois a uma quadratura
39______________________ Uma Introdução à Astrologia 39
a Saturno às catorze horas depois do meio-dia, ou às duas horas da manhã seguinte.
Assim se levanta uma figura do céu, e lá se colocam os planetas, apesar de não retificados para a hora do dia, pois a forma como se reduz o seu movimento para qualquer hora será mostrado em seguida. Mas porque tenho verificado por experiência que muitos aprendizes se atrapalham muito por falta de suficientes indicações nas instruções anteriores em como levantar um esquema do céu, serei um pouco mais copioso e mostrarei um exemplo ou dois mais.
Quero levantar uma figura no sábado, dia 17 de Janeiro de 1646, para as onze horas e vinte minutos depois do meio-dia; o Sol nesse dia ao meio-dia está a 7 graus e 52 minutos de Aquário; na página onze da tábua de casas encontro o Sol em Aquário; debaixo da coluna da décima casa, procuro o oitavo grau de Aquário, porque a 52 minutos falta pouco para um grau; em frente ao oitavo grau do lado esquerdo, debaixo do título de Hora depois do meio-dia, encontro 20:42, viz. 20 horas e 42 minutos; de forma que calculo assim:
A hora do dia é | 11 20 20 |
20 42 |
horas e minutos correspondentes ao oitavo grau de Aquário; como há 62 min. viz. dois minutos mais do que uma hora, tomo essa hora e somo ambos os números, perfazendo 32 horas e 02 minutos.
Às 32 horas e 2 minutos subtraio 24 horas, como devo fazer sempre que houver mais do que 24 horas, ficando como se vê, 8 horas e 2 minutos, os quais não encontro exatamente na tábua de casas, mas encontro 8:0, que é muito aproximado do meu número e que serve muito bem; em frente a 8h 0m vejo 28:0, e na parte superior encontro Câncer, e acima a décima casa, de forma que lenho então 28º 0' de Câncer para a cúspide da minha décima casa; na mesma linha, no lado direito destes 28º de Câncer, encontra-se 4:36, e acima Virgem, na parte superior a casa onze; assim, 4º 36' de Virgem são a cúspide da casa onze; depois, tem-se em frente do mesmo número de 8 horas e 0 minutos, na quarta
40______________________ Uma Introdução à Astrologia______________________ 40
coluna, 0º 4' Libra, e acima a casa doze; isto diz-nos que a cúspide da casa doze é 0º 4' de Libra; na quinta coluna, em frente ao mesmo número, temos 21:3, acima Libra e depois a primeira casa, o que significa que se deve colocar os 21º 3' de Libra na cúspide da primeira casa; ao lado dos 21º 3' de Libra, na sexta coluna, vejo 13:57, e acima o signo de Escorpião, na parte superior a segunda casa, pelo que sei que 13 graus e 57 minutos de Escorpião devem ser colocados sobre a cúspide da segunda casa. Na sétima coluna em frente ao meu mencionado número de 8 horas e 0 min., vejo 15:46 e acima o signo de Sagitário, na coluna superior a terceira casa, indicando 15 graus e 46 min. de Sagitário para a cúspide da terceira casa; de forma que as cúspides das casas ficam assim:
Décima casa, 28º de Câncer.
Décima primeira casa, 4º 36' de Virgem.
Décima segunda casa, 0º 4' de Libra.
Primeira casa, 21º 3' de Libra.
Segunda casa, 13º 57' de Escorpião.
Terceira casa, 15º 46' de Sagitário.
As cúspides das outras casas são reveladas pelos signos e casas opostos, como foi anteriormente indicado, viz. a quarta casa sendo sempre oposta à décima, e o signo de Capricórnio ao de Câncer, coloco os 28 graus de Capricórnio na cúspide da quarta casa; a quinta é oposta à décima primeira, e Peixes é o signo oposto a Virgem, portanto coloco 4º 36' de Peixes na cúspide da quinta; a décima segunda casa é oposta à sexta, assim como Áries é oposto a Libra, portanto coloco 0º 4' de Áries na cúspide da sexta casa; a sétima casa é oposta à primeira casa, e Áries a Libra, portanto coloco os 21º 3' de Áries, o signo oposto a Libra, na cúspide da sétima casa; a oitava casa é oposta à segunda, e Touro a Escorpião, portanto coloco os 13º 57' de Touro na cúspide da casa oito; a nona casa é oposta à terceira e Gêmeos a Sagitário, portanto faço dos 15º 46' de Gêmeos a cúspide da nona casa. Os planetas devem ser colocados na figura
41__________________________ Uma Introdução à Astrologia 41
como foi indicado anteriormente; não se preocupem se por vezes encontrarem dois signos numa casa, ou quase três, ou se algumas vezes um signo estiver nas cúspides de três casas; colocar sempre os planetas metodicamente tão perto do grau da casa quanto o número de graus do planeta o permitir.
Devem sempre recordar-se que se a hora do dia for de manhã, ou como nós dizemos Ante Meridiem, ou antes do meio-dia, deve-se calcular a hora como sendo a partir do meio-dia do dia anterior. Como por exemplo:
Eu quero levantar uma figura no dia 26 de Janeiro de 1646, segunda-feira, para as 9 horas e 45 min. antes do meio-dia.
A minha hora é esta: 9h 45m
A isto somo 12 horas, porque são precisamente pelas nossas contas, 21 horas e 45 minutos depois do meio-dia do domingo anterior; então deve-se dizer assim: a figura está levantada para as 9 horas e 45 minutos Ante Meridiem, ou antes do meio-dia de segunda-feira.
Ou então 25 de Janeiro, domingo, 21 horas e 45 min. Post Meridiem, ou depois do meio-dia, que é a mesma hora que a anterior.
Vejo que o Sol ao meio-dia do mesmo dia 26 está a 16º 59' de Aquário; vejo na tábua de casas que horas e minutos correspondem aos 17 graus de Aquário na décima casa; na página onze encontro o signo de Aquário, e na coluna da décima 17º 0'; no lado esquerdo vejo em frente, 21h 18m; a estes adiciono as horas e os minutos do dia, viz. 21h 45m; somados perfazem 43h 03m, dos quais porque são mais do que 24 horas, subtraio 24, restando 19h 03m.
Com as minhas 19 horas e 3 minutos entro na tábua de casas e debaixo do título de horas e minutos, ou Hora depois do meio-dia, procuro o meu número; na décima página encontro 19 horas e 1 minuto, que é o número mais próximo do desejado; em frente a ele vejo 14º 0' e acima Capricórnio e décima casa, significando que o 14º do signo de Capricórnio deve ser colocado na cúspide da
42________________________ Uma Introdução à Astrologia 42
décima casa; o resto das casas são verificadas por ordem conforme se encontram na tábua de casas, em frente ao meu número de 19 horas e 3 minutos. Espero que estes exemplos sejam suficientes para todos os jovens aprendizes; mas para que possam verificar imediatamente se levantaram bem a figura ou não, que usem esta regra geral: se a figura for levantada do meio-dia ao pôr do sol, o Sol estará na nona, oitava ou sétima casas; se foi levantada do pôr do sol até à meia-noite, encontrarão o Sol na seis, cinco ou quatro; se for levantada da meia-noite até ao nascer do Sol, encontrarão o Sol na terceira, segunda ou primeira casas; se a figura for levantada do nascer do sol até ao meio-dia, então encontrarão o Sol na doze, onze ou dez, etc.
CAP. V
Do movimento diário dos planetas, e como reduzir o seu
Дата добавления: 2015-09-11; просмотров: 83 | Поможем написать вашу работу | Нарушение авторских прав |