|
Em todas as figuras que se levantem, a posição dos planetas deve ser retificada para a hora do levantamento da figura, especialmente a posição da Lua, por causa do seu rápido movimento; com os planetas não é necessário ser-se tão escrupuloso, podendo-se tomar graus completos sem erro sensível, nem realmente nenhum erro de todo; isto diz respeito a perguntas; mas nas natividades, deve-se calcular a sua posição exatamente ao grau e minuto; e sobretudo o movimento do Sol ao minuto e segundo, porque pelo seu movimento calculamos as revoluções anuais das natividades.
Apresentarei na prática apenas dois ou três exemplos, deixando o resto ao cuidado de cada aprendiz. Segue-se a tábua.
45_______________________ Uma Introdução à Astrologia 45
No esquema anterior do dia seis de Jan. vê-se que o movimento diurno do Sol é de 61 min. ou um grau e um minuto; na última linha desta tábua encontro 61, no cabeçalho Graus e min.; mas em frente a 61 do lado direito, encontro 2 32 30, o que me diz que o movimento horário do Sol é de 2 min. 32 seg. e trinta terços, como se pode ver na parte superior da coluna sobre o cabeçalho dos números.
O movimento diário de Marte é de 46 min. na figura acima mencionada.
46________________________ Uma Introdução à Astrologia 46
Encontro 46 na primeira coluna e em frente vejo que 1 min. 55 seg. é o movimento de Marte numa hora, quando em 24 horas ele anda 46 min.
Deve-se notar que quando se entra com minutos, tem-se minutos, se com segundos, tem-se segundos, e assim por diante. Isto é quanto ao movimento de Saturno, Júpiter, Marte, Sol, Vênus e Mercúrio; com a Lua é diferente.
Se o movimento do planeta for superior a 61 min., viz. 70, ou 75, ou 80 min. então entra-se na tábua duas vezes. Como por exemplo:
O movimento do Mercúrio, como se percebeu, é de 1 grau e 27 min. Se quiser saber qual é o seu movimento horário, entro primeiro com 60 min., em frente aos quais encontro 2 30, viz. 2 min. e 30 segundos, depois entro com 27, em frente aos quais encontro 1 7 30, viz. 1 min. 7 segundos, trinta terços, que descarto, e adiciono os dois montantes anteriores, perfazendo 3 min. 37 segundos, e esse é o movimento horário diurno do Mercúrio, quando o seu movimento diurno é de 87 min.
Vê-se que o movimento diurno da Lua é de 12 graus e 7 min.
Entro na primeira coluna com 12, em frente encontro 0 30 0, viz. 0 graus 30 min. 0 seg.
Entro com 7 e, em frente, encontro | |||
Somo-lhe o número |
Perfazendo 30 min. 17 segundos e 30 terços para o movimento horário da Lua na nossa figura; pode-se na sua operação rejeitar os segundos e os terços.
Através desta regra saberia qual é a verdadeira posição do Sol na hora em que se levanta a figura.
A hora do dia é 1:30, o tempo admitido por Eichstadius para reduzir as suas efemérides ao Meridiano de Londres é 50 min de uma hora em movimento, pois estando eles mais a leste do que nós que estamos mais a ocidente, por essa diferença; somo 50 min. à minha hora anterior, viz. 1:30, o total sendo agora 2 horas e 20 min.; agora, se o movimento do Sol numa hora é 2 min. 32 segundos,
Então em duas horas será mais 2 min. 32 segundos
Somados perfazem 5 min. 4 segundos.
47_______________________ Uma Introdução à Astrologia 47
O que, sendo somado à posição do Sol ao meio-dia, torna a verdadeira posição do Sol à hora do levantamento da figura 26 graus 44 min. e 4 seg. de Capricórnio; há mais 20 min. de uma hora, mas como não produzem nada de consequente, omito o incômodo suplementar.
A posição da Lua no mesmo dia ao meio-dia é 20º 54' de Capricórnio; se se somar o seu movimento em duas horas, ver-se-á que será duas vezes 30 min., viz. um grau completo, e então a sua verdadeira posição será a 21º 54' de Capricórnio.
Nós que levantamos muitas figuras nunca nos preocupamos em ser tão exatos, usando antes esta regra geral: no movimento do Sol, Vênus e Mercúrio, se a figura for levantada seis ou sete horas depois do meio-dia, somamos cerca de 15 min. às suas posições do meio-dia, atribuindo assim a cada seis horas 15 min. de movimento.
Como a Lua anda 12, 13 ou 14 graus num dia, somar continuamente à sua posição ao meio-dia 3 graus por cada seis horas e alguns minutos mais; fazer o mesmo com os outros planetas conforme o seu movimento diurno. Quem o quiser fazer com mais exatidão, pode calculá-los através da multiplicação e divisão, ou procurar algumas antigas efemérides em que normalmente existem vastas tábuas proporcionais respeitantes a este assunto.
Como vos disse, no movimento dos planetas numa natividade ou numa pergunta, deve-se somar à posição dos planetas ao meio-dia o correspondente a 50 min. de uma hora, mas o contrário deve ser feito nos aspectos. Como por exemplo: no dia seis de Janeiro encontra-se a Lua em quadratura a Saturno às 14 P. M. viz. a Lua chega à quadratura de Saturno às 14 horas depois do meio-dia do dia seis de Janeiro, ou às duas horas da manhã do dia sete; neste caso, deve-se subtrair 50 min. de uma hora às 14 horas, e então a verdadeira hora da perfeita quadratura da Lua a Saturno para nós em Londres, é às 13 horas e 10 min. depois do meio-dia; fazer assim com todos os aspectos, etc.
Дата добавления: 2015-09-11; просмотров: 72 | Поможем написать вашу работу | Нарушение авторских прав |