Читайте также:
|
|
seja qual for o aspecto da recepção, o assunto será concretizado, seja o aspecto uma quadratura ou uma oposição; se o aspecto for um trígono ou sextil, concretiza-se a coisa, quer o significador seja recebido ou não, desde que o aspecto não seja separativo mas aplicativo; se o significador estiver ligado a uma fortuna não impedida, a coisa efetuar-se-á.
Se qualquer planeta transfere a luz ou a virtude entre um significador e outro, e aquele para quem a luz é transferida for uma infortuna e estiver impedida, a questão ou assunto fica destruído, a não ser que a infortuna seja recebida de novo.
Se o significador do querente, ou a Lua, e o significador da coisa procurada, estiverem ligados a qualquer planeta que coleta a luz de ambos os planetas, e este for um maléfico ou infortunado, ele destrói o assunto e não permite a sua realização, a não ser que ele próprio receba ambos os significadores; se receber apenas um deles, não tem efeito, o assunto não se realiza.
Considerar igualmente se o significador do querente está na casa da coisa desejada, ou se se aplica a uma conjunção ao seu regente, isto sugere que o querente se dirige à coisa inquirida; se o significador da coisa demandada se encontrar no ascendente, ou dirigindo-se a uma conjunção ao significador do querente, revela que o assunto inquirido, ou a coisa desejada virá ter com o querente, independentemente das recepções, a Lua e os outros aspectos permanecendo como estão.
Se o querente continuará rico.
Resolvi isto pela cúspide da segunda que, estando num signo fixo, com a Parte da Fortuna lá colocada, e Júpiter na sua exaltação e angular, e Vênus dispondo de Marte, e a Lua em Leão, um signo firme e estável, julguei que ele continuaria em estado de abundância, e que as riquezas com que Deus o abençoasse seriam permanentes; ou seja, ele teria fortuna suficiente e não seria reduzido à pobreza ou à necessidade.
Pouco uso pude fazer dos antíscios dos planetas nesta figura, porque nenhum deles caiu exatamente na cúspide de qualquer casa relevante, ou no grau exato de qualquer
187______________________________ Segunda Casa________________________ 187*
planeta; observei apenas que o contrantíscio de Saturno cai perto do grau de Júpiter; daqui deduzi não haver grande harmonia entre ele e os seus familiares, ou irmãos e irmãs, pois vê-se Saturno colocado na terceira, e Júpiter, regente dessa casa, perturbado pelo contrantíscio de Saturno; tampouco prometia menos do que prejuízo através de empregados, ou pelo menos alguns vícios ou defeitos no seu comportamento, fosse qual fosse a sua aparência exterior; pois apesar de Júpiter estar na sua exaltação, o mencionado contrantíscio aflige-o e deixa um travo de Saturno em Júpiter; eis as duas únicas coisas sobre as quais, no decurso da sua vida, lhe dei conselho de amigo, coisas essas que sobressaem relevantemente da figura, viz. pelo fato do Sol, regente da onze, fazer uma quadratura sinistra à Parte da Fortuna, assim como à cúspide da segunda casa, e porque o Sol é regente da onze, que significa amigos, desaconselhei-o de se comprometer com homens solares ou de confiar neles, mesmo que lhe demonstrassem muita amizade, pois em todos os casos similares, descrevendo o planeta que aflige, dá-se aviso suficiente; para o tipo de homens representado pelo Sol, ver pag. 71.
* Na edição original, esta página contém o texto da primeira de "Da Terceira Casa" que, para facilitar o manuseio deste livro, é apresentado na seguinte, repetindo-se o seu número. (N. da T.)
Дата добавления: 2015-09-11; просмотров: 80 | Поможем написать вашу работу | Нарушение авторских прав |
|