Читайте также:
|
|
Antonius Maginus, um Italiano de singular erudição e um dos maiores matemáticos da Europa, foi o primeiro a questionar esta medida de tempo, deixada à posteridade por Ptolomeu, na pag. 51 do seu Primum Mobile, impresso em 1604, induzido a tal (como ele diz) por um aforismo do Doutor Dee de Londres, e por algo mais coligido dos escritos e da opinião do famoso Tycho Brahe, o Dinamarquês, etc; ele conclui desta forma: que a medida do tempo não deve ser tirada ou deduzida
710 _____________________________ Direções______________________________ 710
do simples movimento do Sol, mas do seu movimento verdadeiro ou aparente, etc., e conclui que, na sua opinião, deveríamos tomar para medida comum do período de um ano nas direções de todos os significadores, aquele arco do Equador correspondente ao movimento aparente do Sol no momento do nascimento, de acordo com a sua ascensão reta, e não oblíqua, na região.
A prática.
Tome-se a ascensão reta do Sol para a hora do nascimento como se fosse para o meio-dia; somar de novo o movimento diurno aparente do Sol para o dia seguinte à mesma hora, e tomar a sua ascensão reta, depois subtrair a ascensão reta menor da maior e o que resta será aceite como a medida do tempo para um ano.
Na nossa natividade, pag. 500, a posição do Sol é 6 º 37' de Libra, a sua ascensão reta é 186º 4'; o movimento aparente do Sol somado para a mesma hora do dia seguinte perfaz 7º36' de Libra, a sua ascensão reta é 186º 58'; subtraindo a primeira ascensão reta da última restam como se vê:
186º 58'
186º 04'
= 54'
Então há 54' apenas, e esta proporção do Equador será a medida de um ano nas direções da nossa natividade, de acordo com Maginus. Juntamos uma tábua geral, por meio da qual, sem se tirar a ascensão reta correspondente ao Sol, se pode saber qual a porção do Equador que se deve obter para qualquer natividade para uma medida de tempo anual. Insiro esta medida com maior boa vontade devido ao fato de William Bredon, um falecido ministro da Igreja Anglicana, e um singular astrólogo, sempre ter usado este método. Segue-se a tábua.
711 _____________________________ Direções______________________________ 711 |
O uso da tábua.
Entrar com os graus do Sol na vossa natividade e em frente, debaixo do signo em que se encontra o Sol, tem-se a medida correspondente; se houver mais do que 30' para além dos graus do Sol, tomar o grau imediatamente a seguir e entrar com ele; na nossa natividade o Sol está a 6º 37' de Libra; entro com 7º debaixo de Libra, em frente a 7 encontro 54 min. 25 seg. e essa é a porção do Equador correspondente à medida de tempo de um ano para esta natividade; podem-se omitir os segundos e formar uma tábua para esta natividade desta maneira, somando continuamente os minutos e convertendo-os em graus.
712 _____________________________ Direções______________________________ 712
![]() |
Vejamos pelo exemplo anterior do ascendente aos termos de e e à Q a e qual será a diferença; pode-se constatar que a distância do horóscopo aos termos de e por ascensão oblíqua é 11º 55'.
Entrando-se nesta tábua, sob o título de grs, até se encontrar 11, ver-se-á em frente, do lado esquerdo, 13 anos, e como há 42' além dos 11 graus, deve-se saber que 54' é a medida de um ano, então um minuto significará seis dias, 18 horas; fazendo a operação, ver-se-á que 42' dão 284 dias, de forma que, por estas contas, o ascendente não chegou aos termos de e até o nativo ter 13 anos completos e três quartos corridos no seu décimo quarto ano, ou por aí. O número de graus que distam entre o ascendente e a oposição a e é, como foi dito, 19º 52'.
Nesta tábua, 19º dão 22 anos.
E 48 min. dão 324 dias; então o ascendente, por esta medida, não chegou à oposição de e até ao 23º ano de vida deste nativo.
A terceira e última medida de tempo de que eu agora pretendo tratar foi aperfeiçoada por Valentine Naibod no seu Comentário a Ptolomeu, mas recomendada e publicada pelo próprio Maginus como sendo a medida mais correta e certa no seu livro de Diebus Criticis, e nas suas novas tábuas publicadas em 1619. Este método de Naibod é o que eu uso naquelas natividades em que me é dado tempo suficiente para a sua utilização; se não, uso o método de Ptolomeu, que é realizado sem qualquer problema ou dificuldade; apresento-vos o do erudito Naibod, que é muito comum e fácil, como se verá pelo exemplo; e na minha opinião, é a medida mais exata que até agora se descobriu.
713 _____________________________ Direções______________________________ 713
714 _____________________________ Direções______________________________ 714
![]() |
Uma tábua para converter os minutos em dias e horas
Como se vê, aqui estão duas tábuas, a primeira converte os graus do Equador em anos, dias e horas, a segunda tábua converte os minutos do mesmo Equador em dias e horas; por exemplo: de acordo com esta regra, quero saber a exata medida de tempo das duas direções anteriores, viz. do ascendente aos termos de e e à sua oposição.
Estarão lembrados que o ascendente está à distância de 11º55' dos termos de e, que é o promissor.
Quero saber a medida de tempo correspondente a 11º55' pelos cálculos de Naibod.
Entro 11º na tábua anterior e, em frente, vejo 11 anos, 58 dias, 21 horas.
Depois entro na última tábua da conversão dos minutos do Equador em tempo; na terceira coluna, em frente a 55', vejo 339 dias e 17 horas; agora somo-os:
De 11º 11 anos 58 dias 21 horas
De 55' 00 339 17
Somados = 11 397 38
Aqui estão 11 anos, 397 dias e 38 horas.
Converto horas em dias e somo-os, e tomo um ano inteiro, viz. trezentos e sessenta e cinco dias do que resta e
715 _____________________________ Direções_____________________________ 715*
então ver-se-á que fica assim, 11 397 38
- 24 horas que faz um dia para ser somado aos 397.
Anos Dias Horas
Então é assim, 11 398 14
Destes trezentos e noventa e oito dias subtraio trezentos e sessenta e cinco dias, viz. um ano inteiro, e somo-o aos onze anos; então o ascendente chega aos termos de Marte quando o nativo tem doze anos de idade, trinta e três dias e catorze horas.
O ascendente chega à oposição de Marte passados dezenove graus e cinquenta e dois minutos. Dezenove graus na primeira tábua, dão dezenove anos e cento e um dias, dezessete horas; cinquenta e dois minutos, na segunda tábua, dão trezentos e vinte e um dias, quatro horas; somados, perfazem dezenove anos, quatrocentos e vinte e dois dias, vinte e uma horas.
Se subtrair trezentos e sessenta e cinco dias, ou um ano inteiro, dos quatrocentos e vinte e dois dias, restam cinquenta e sete dias e vinte e uma horas.
Então o ascendente do nativo chegou à oposição de Marte quando este tinha vinte anos, cinquenta e sete dias e vinte e uma horas.
* Na edição original, esta página contém o texto da primeira de "Profecções" que, para facilitar o manuseio deste livro, é apresentado na seguinte, repetindo-se o seu número. (N. da T.)
715 _____________________________ Profecções____________________________ 715
PROFECÇÕES
Дата добавления: 2015-09-11; просмотров: 83 | Поможем написать вашу работу | Нарушение авторских прав |