Студопедия
Главная страница | Контакты | Случайная страница

АвтомобилиАстрономияБиологияГеографияДом и садДругие языкиДругоеИнформатика
ИсторияКультураЛитератураЛогикаМатематикаМедицинаМеталлургияМеханика
ОбразованиеОхрана трудаПедагогикаПолитикаПравоПсихологияРелигияРиторика
СоциологияСпортСтроительствоТехнологияТуризмФизикаФилософияФинансы
ХимияЧерчениеЭкологияЭкономикаЭлектроника

CAP. CLXXII.

Das REVOLUÇÕES.

Os antigos pensaram em muitas e variadas maneiras para determinar a data certa, ou a revolução exata, ou o regresso do Sol a qualquer ponto certo ou ao grau e minuto do zodíaco em que ele se encontrava no início de qualquer tipo de coisa, seja ela uma natividade, etc., de forma que uma revolução ou conversão anual não é mais do que o regresso do Sol àquele mesmo ponto em que se encontrava no radix de qualquer natividade ou questão. Deve-se ter o cuidado de, no radix de uma natividade, calcular com exatidão o movimento do Sol para a hora do nascimento, pois o erro de um minuto no movimento do Sol, resultará em 24 minutos de tempo.

Para levantar uma revolução - Para realizar o cálculo é necessário fazer assim: entrar nas Efemérides do ano cuja revolução se quer levantar, procurar o lugar do Sol para o grau imediatamente menor ao do radix, e subtrair do lugar do Sol no radix, o lugar do Sol no dia da revolução, e assim se verá quantos minutos faltam aos do Sol no dia da revolução para se igualarem aos do radix; depois tomar o movimento diurno do Sol, converter aqueles minutos que faltam ao lugar do Sol ao meio-dia da revolução em segundos, e calcular vinte e quatro horas em segundos, e multiplicar esses segundos por eles, e dividir o produto pelo movimento diurno do Sol convertido em segundos, e assim se terá a hora e o minuto em que o Sol na revolução chega à exata posição do radix. Maginus ensina um método muito mais fácil na pag. 251 das suas Efemérides; assim como Argoll na pag. 242 da sua Introdução às suas Efemérides.

Eis uma figura da revolução do Sol ao seu verdadeiro lugar no radix, para o 31º ano do nosso nativo, segundo o método de Maginus.


735 _____________________________ Revoluções____________________________ 735

Nas Efemérides de Origanus, que eu utilizei no radix da nossa natividade, vejo que no dia 19 de Setembro de 1646 o Sol ao meio-dia estava a 6º 12' de Libra, que subtraio da posição do Sol no radix.

 

Posição do Sol no radix 6º 37' de Libra
Posição do Sol no dia da revolução 6º 12'
A diferença é 0º 25'

O movimento diurno do Sol é 59 minutos e 10 segundos.

Entro na Tábua das Revoluções de Maginus na pag. 259 e encontro lá 59' 8", que é o meu número mais próximo; entro primeiro com 20 min, o que me dá 8h 7m 2s; entro de novo com 5 min e sob 59' 8", vejo em frente a 5, 2h 1m 45s; a sua soma dá o seguinte resultado:

 

  Horas Minutos Segundos
Vinte minutos dão      
Cinco minutos dão      
=      

Pelo que parece que o Sol chega à sua verdadeira posição no radix em Frankfurt a 19 de Setembro de 1646, às 10h 8m da tarde; mas, como vivemos mais a ocidente, é preciso reduzir o Sol ao nosso meridiano, o que é feito subtraindo uma hora e sete minutos da hora anterior, resultando 9h 1m.

Então a hora correta, para a qual devo levantar o esquema do céu, é sábado 19 de Setembro de 1646, 9:1 PM, à qual devo somar a hora da tarde na tábua de casas para 53 graus de latitude respeitantes aos 6º de Libra do Sol, que é 12:26 + 9:1 = 21:43.

Na tábua de casas procuro 21h 43m e em frente a 21:41 encontro 23º Aquário para a cúspide da casa dez, e assim por diante para as outras casas, sendo o meu ascendente 0º 32' de Câncer. Assim se obtêm as casas e, de acordo com a hora anterior, assim se devem retificar as posições dos planetas e colocá-los no esquema. Quanto à Parte da Fortuna numa revolução,


736 _____________________________ Revoluções___________________________ 736

deve-se fazer assim: subtrair a posição do a no radix da posição da b no radix, e somar ao que restar o signo ascendente na revolução. Segue-se a figura para o 31º ano do nosso nativo.

Não precisarei de ser mais copioso na apresentação de um método exato de como julgar uma revolução, do que é conveniente levar em conta nela, e do que pode beneficiar o aprendiz, de forma a melhorar o seu julgamento, se disser o seguinte:

Para julgar

uma revolução.

Comparar a figura do nascimento com a da revolução e observar como as cúspides das casas e os seus regentes e os principais significadores concordam ou estão dispostos; pois é da sua correta compreensão que depende o julgamento de uma revolução.

Se o ascendente da revolução concordar ou for o mesmo que o ascendente do radix, significa o bem, viz. boa saúde, as ações do nativo levando ao sucesso e à prosperidade, assim como ao aumento do seu patrimônio, se o regente do ascendente também estiver bem dignificado; se o regente do ascendente estiver combusto, ameaça muitas desgraças para o nativo, conforme a natureza do planeta que for o regente do ano, levando em consideração também o Sol, e a casa em que se encontra e de que é regente; contudo, se a Lua estiver forte, ou na sua própria casa, ou em qualquer das suas dignidades essenciais, especialmente numa genitura noturna, o mal é diminuído; mas exacerbado se ela estiver fraca e desafortunada.

Se o ascendente da revolução estiver em quadratura ou em oposição ao


737 _____________________________ Revoluções____________________________ 737

ascendente no radix, ou chegar ao signo das casas nefastas, ou que significam o mal no radix, o nativo sofrerá então perda e detrimento nesse ano, de acordo com a natureza daquela casa que o ascendente da revolução significava no radix. Daí que se o signo da seis, doze ou sete do radix estiver a ascender na revolução, nesse ano o nativo pode temer doenças, imbecilidade do seu corpo, ou muitos outros acidentes, principalmente se essas casas estavam desafortunadas no radix.

Se o signo da casa sete no radix é o ascendente na revolução, mostra muitos conflitos e disputas nesse ano, e o nativo desejoso de casamento, ou que ele casará nesse ano. E como os significadores do radix devem todos os anos evidenciar os seus efeitos através da significação daquelas casas em que se encontram no momento da revolução, resulta que na casa da revolução em que se encontrar o regente da dois, Parte da Fortuna ou Júpiter, o nativo terá aumento de patrimônio através das coisas significadas por essa casa; o mesmo fazer para o resto, etc.

Quando o ascendente da revolução chega aos raios hostis das infortunas, ou aos lugares do céu em que elas se encontravam e que lhe são naturalmente inimigos, quer no radix quer na revolução, o nativo pode esperar grande perigo nesse ano, e este acontecerá no momento em que o regente do ano chega ao corpo daquele planeta que significa a infelicidade.

Em todas as revoluções em que os planetas estão dispostos ao contrário da genitura radical, mesmo que estejam bem dispostos, têm um significado nefasto; assim, se no radix todos os planetas estiverem subterrâneos e na revolução estiverem todos acima do horizonte; ou se todos no radix estiverem cadentes das suas próprias casas e na revolução estiverem nas suas próprias casas, mesmo assim tem mau significado, etc.


738 _____________________________ Revoluções____________________________ 738




Дата добавления: 2015-09-11; просмотров: 92 | Поможем написать вашу работу | Нарушение авторских прав

A Lua ao corpo do Sol. | Especialmente dirigida para se avaliar o estado | CAP. CLXVI. | A segunda medida de tempo. | CAP. CLXVI. | CAP. CLXVII. | CAP. CLXVIII. | O regente do ano. | Significam em cada casa. | Significado. |


lektsii.net - Лекции.Нет - 2014-2025 год. (0.007 сек.) Все материалы представленные на сайте исключительно с целью ознакомления читателями и не преследуют коммерческих целей или нарушение авторских прав